quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Sinopse

Enredo 2008: O Desejo de Voar do Camarão, Traz Pra Nós, A História da Aviação
Autor do Enredo: Murilo Sousa


Nesse carnaval o camarão quer voar, quer alcançar novos ares, e assim vamos viajar na história da humanidade e contar a história da aviação. Tudo começou quando o homem, assim como o camarão, desejou voar. Esse desejo vem, provavelmente, desde a pré-história quando o homem a observar o vôo do passaros e outros animais voadores, se sentiu admirado ao ver tamanha beleza e liberdade dos pássaros ao voar. Um belo exemplo disso é a lenda de Dédalo e Ícaro, onde Dédalo, aprisionado na ilha de Mimos, constrói asas feitas com penas e cera para ele mesmo e seu filho tentarem fugir. Porém, Ícaro se aproxima demais do Sol fazendo a cera das asas derreter e por isso ele cai no mar e morre.

Na antiguidade houveram os primeiro ensaios para o futuro aéreo que estava próximo. Por volta de 400 a.C Archytas, um estudioso grego, criou um pombo de madeira que era impusionado por um jato de ar para voar por cerca de 180 metros. Cem anos mais tarde surgia a pipa, inveto chinês que é uma espécie de planador. Mais cem anos se passam e Arquimedes, matématico e inventor grego, descobre como que os objetos flutuavam em líquidos no famoso episódio do Eureca. Mas a primeira pessoa a se dedicar seriamente no projeto de uma máquina voadora foi o artista e inventor italiano Leonardo da Vinci, ele criou máquinas que usavam o mesmo mecanismo dos pássaros, mas seus projetos nunca saíram do papel.

Muitos anos mais tarde, Bartolomeu de Gusmão, um português nascido no Brasil, conseguiu contruir um balão de ar quente, a passarola, e alçar vôo na corte portuguesa em agosto de 1709. Esse que seria o primeiro vôo bem sucedido de um balão não teve, porém, influência nos desenvolvimentos bem sucedidos da história da aviação. A substituição do ar quente por hidrogênio passou a ser usada por outros inventores, mas o curso dos balões não podia ser controlado. Um século mais tarde foi inventado o dirigível, máquina mais leve que o ar em que lemes e motores controlam o seu curso. Nesse mesmo ano, 1852, acontecia o primeiro vôo de um dirigível.

Nossa viagem para agora na história dos irmãos Wright, primeira equipe de desenhistas que realizaram sérios testes para tentar solucionar problemas de potência, controlabilidade e aerodinâmicos que afetavam os aviões que foram fabricados na época. Para eles eram essenciais potência de motor e o controle da aeronave e era necessário ao mesmo tempo o vôo ser bem controlado para que fosse bem sucedido. O avião criado por ele foi o Flyer, um biplano.

Chegamos ao ponto principal da nossa viagem com a história de Santos Dumont, franco-brasileiro fascinado em aviões. Após voar várias vezes como passageiro, cria seu próprio balão e posteriormente uma série de dirigíveis, o que o tornou famoso em Paris. O grande momento da história da aviação acontece em 13 de setembro de 1906, quando Santos Dumont realizou um vôo público em Paris, no famoso 14-Bis. O sistema de wing-warping usado nele era o mesmo do Flyer dos irmãos Wright. Ele não precisava de catapultas ou ventos contrários para alçar vôo e percorreu 221 metros. Ele é considerado o primeiro vôo da história por causa do pouco conhecimento dos Irmãos Wright e também pela forte cobertura da impresa francesa. Após o 14-Bis ele inventou também o primeiro ultraleve, o Demoiselle. Além disso, ele também realizaria grandes avanços na controlabilidade de aviões.

Hoje em dia o avião é um dos transportes mais utilizados, pode-se atravessar o planeta em algumas horas, porém não é só como meio de transporte que ele é visto. Ele passou a ser utilizado como uma arma de guerra, primeiro pela Bulgária, na Primeira Guerra dos Balcãs, mas com muito mais intensidade durante e após a Primeira Guerra Mundial. No futuro talvez possamos cada um ter o seu avião ou um invento que a ciência e tecnologia criar, mas o futuro a Deus pertence.


Referências:
Metcalf, Jonathan. Flight: 100 Years of Aviation. DK ADULT, 2002. ISBN 0789489104

Millbrooke, Anne Marie. Aviation History. Jeppesen Sanderson, 1999. ISBN 0884872351

Thurston, David B. The World's Most Significant and Magnificent Aircraft: Evolution of the Modern Airplane. SAE International, 2000. ISBN 076800537X

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_avia%C3%A7%C3%A3o

Nenhum comentário: